Conheça as espécies de carnívoros que ocorrem no Brasil

@Adriano Gambarini

Animais

Taxonomia

Reino: ANIMALIA

Filo: CHORDATA

Classe: MAMMALIA

Ordem: CARNIVORA

Famílias: CANIDAE, FELIDAE, MUSTELIDAE, MEPHITIDAE, PROCYONIDAE

Total: 27 espécies terrestres
Os mamíferos da Ordem Carnivora são animais que geralmente ocupam o topo da pirâmide alimentar, sendo por isso muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas em que ocorrem. No Brasil temos 28 espécies de carnívoros terrestres, divididos em 5 famílias:

Os predadores são animais que exercem fascínio, sendo freqüentemente utilizados como modelos de força e beleza pelo meio publicitário. No entanto, toda esta beleza plástica não vem sendo suficiente para evitar que quase todas as espécies de mamíferos carnívoros estejam em risco de extinção. A maioria dos felinos ocorrentes no Brasil está na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Eles vêm sendo vítimas constantes de praticamente todas as formas de pressão, como a eliminação sistemática dos animais que estejam causando prejuízos econômicos a produtores rurais, caça furtiva para troféu, caça clandestina para o comércio de peles e o comércio de animais vivos. A destruição dos habitats, no entanto é a maior ameaça a estas espécies.

Conheça mais sobre as espécies de carnívoros brasileiros

@Adriano Gambarini