Fique por dentro de nossas ações

@Adriano Gambarini

Nossos projetos são resultado de nossas ações, através das quais avaliamos os impactos na conservação dos carnívoros neotropicais.

Norteados por 8 diferentes linhas de ação, direcionamos nossos projetos para contemplar as diferentes frentes de atuação das quais defendemos. De pesquisas científicas a resolução de conflitos, atuamos em diferentes níveis para garantir a sobrevivência dos carnívoros e dos ecossistemas a longo prazo. Ao final do processo, medimos nosso impacto e apresentamos dados que embasam políticas públicas para conservação das espécies e de seus habitats.

@Adriano Gambarini

Nossas ações

Nossas ações são definidas de modo a atingirmos mudanças reais e sólidas no status de conservação dos carnívoros neotropicais. Estudos científicos são a base para traçarmos nossas estratégias de manejo para proteção das espécies e seus habitats. Atuamos na capacitação de pessoas, educação ambiental e divulgação cientifica para redução de conflitos entre humanos e animais. Nossos resultados também embasam a articulação de políticas públicas em prol da biodiversidade.

 

Cumprimos nossa missão através de:

Desenvolvimento de pesquisas científicas para geração das informações necessárias para a conservação das espécies e de seus habitats.

Propostas de estratégias e ações de manejo para garantir a sobrevivência dos carnívoros a longo prazo.

Identificação e proteção de áreas prioritárias para a conservação dos carnívoros.

Orientação em casos de predação de animais domésticos por mamíferos carnívoros.

Treinamento e capacitação de profissionais especializados em manejo e conservação de predadores naturais.

Educação ambiental

Produção de material educativo e de divulgação.

Apoio e desenvolvimento de políticas públicas para a conservação das espécies e de seus habitats.

@Adriano Gambarini

Nossos projetos

Nossos projetos são focados em entender e solucionar os conflitos entre humanos e carnívoros neotropicais. Desenvolvemos diferentes projetos de conservação da fauna, espalhados por todos os biomas brasileiros.

 

Confira abaixo os projetos em andamento dos quais fazemos parte:

Impacto

Entenda os resultados de nossas ações ao longo dos anos

Desde 1996 medimos e avaliamos os resultados de nossas ações de modo a entendermos os impactos positivos que estamos causando no cenário da conservação. Nossos números são importantes ferramentas que embasam decisões para continuarmos trilhando um caminho que efetivamente beneficia a biodiversidade. Confira os principais números atingidos ao longo de nossa história.

Alguns números do Pró Carnívoros

Mais de

36

projetos de pesquisa e conservação das espécies

Mais de

180

animais monitorados

Mais de

1000

pessoas que receberam treinamento (estágio, curso, palestra, consultoria a fazendeiros)

Mais de

200

publicações (artigos científicos, livros, manuais)

A Veracel Celulose e o Instituto Pró-Carnívoros firmaram parceria em 2018, quando durante o monitoramento de fauna e flora da RPPN Estação Veracel foi registrada a presença de onça-pintada, cujo último registro havia acontecido há mais de 20 anos. Desde então, foi elaborado o projeto de monitoramento e conservação da onça-pintada na RPPN Estação Veracel e no Parque Nacional do Pau Brasil, buscando avaliar as condições deste fragmentos para a conservação de um animal deste porte. Até o momento, os resultados mostram a ocorrência de várias espécies de mamíferos, reforçando a importância destes dois fragmentos na conservação da Mata Atlântica na região de Porto Seguro, BA.

Virginia Londe de CamargosVeracel Celulose S.A.

O CENAP trabalha em parceria com o Instituto Pró-Carnívoros desde 1996. Os resultados das pesquisas desenvolvidos pelo IPC contribuem na elaboração de políticas públicas para a conservação das espécies de mamíferos carnívoros da fauna brasileira. É um importante parceiro que temos.

ICMBio CENAP

A PremieRpet, especialista em nutrição de alta qualidade para animais de companhia, apoia desde sua fundação a ONG Pró-Carnívoros para desenvolvimento de suas ações, pois acreditamos que a pesquisa e a educação ambiental são fundameitais para gerar conhecimento inovador e para promover a existência e o convívio adequados entre homens e animais.

PremieRpet

Há mais de 20 anos o Instituto Pró-Carnívoros tem se dedicado intensamente com o que prega sua missão – a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e seus habitats. São mais de 50 projetos executados, centenas de artigos, teses, resumos, livros e capítulos escritos, todos gerando informações de qualidade, que contribuem para a conservação da biodiversidade brasileira e sempre com excelência, honestidade, transparência, integridade e ética – princípios que norteiam o trabalho dos associados do Instituto Pró-Carnívoros em seus projetos e em suas vidas.

Ricardo Luiz Pires BoulhosaPresidente do Instituto Pró-Carnívoros

A AES Tietê, a partir do seus valores, gera de forma sustentável, energia limpa com eficiência, confiabilidade, disponibilidade e inovação. Entre vários projetos com visão à sustentabilidade ambiental, desenvolve em parceria com o IPC projetos para a proteção da biodiversidade, fomentando a pesquisa e a conscientização ambiental onde atua.

Odemberg VeronezCoordenador de Condicionantes de Licenciamentos - AES Tietê

@Adriano Gambarini

Conheça os parceiros do Instituto Pró-Carnívoros