Efeitos das perturbações antrópicas na ocupação e período de atividade de espécies carnívoras (Mammalia) na Savana Uruguaia

A Savana Uruguaia é uma ecorregião de campos subtropicais que compreendem o extremo sul do Brasil e Argentina, e todo o Uruguai. Essa região é altamente explorada por atividades humanas, como pecuária, agricultura e plantações florestais que levaram a alterações extensas da paisagem original e também a muitas extinções locais. Existem 15 espécies nativas de carnívoros nativos. Portanto, pretendemos estimar como o uso da terra e as espécies invasoras afetam os padrões espaciais e temporais das diferentes espécies nativas de carnívoros (Mammalia: Carnivora). Através do uso de armadilhamento fotográfico no Brasil como no Uruguai, iremos estimar a ocupação e a análise temporal para cada espécie. Com base nos resultados deste projeto, geraremos e enviaremos um documento formal contendo recomendações para a conservação de carnívoros para organizações ambientais governamentais e para agricultores locais dos dois países. Além disso, criaremos uma série documental simplificada sobre os carnívoros da Savana Uruguaia e sua importância e conservação.

 

Principais atividades/resultados alcançados em 2021:

Até o momento, foram triados dados de 66 sítios amostrais (42 no Brasil e 24 no Uruguai), em 2021 foram amostrados mais 18 sítios totalizando 84 sítios até o momento. Encontramos oito espécies de cinco famílias distintas de carnívoros nativos: Procyon cacrivorus, Nasua nasua, Galicts cuja, Conepatus chinga, Cerdocyon thous, Lycalopex gymnocercus, Leopardus geoffroyi e L. wiedii. Além diss, foram registradas espécies exóticas invasoras como javalis (Sus scrofa) e chitals (Axis axis).

Subprojetos:

  • Santiago Turcatti, membro da equipe do presente projeto, defendeu seu mestrado, intitulado “Análisis de tres especies de mesocarnívoros en los pastizales templados del sur de Brasil y Uruguay, mediante cámaras trampa” em dezembro de 2021, pela Universidade de la República do Uruguay (UdelaR), no Uruguai, utilizando os dados já triados do presente estudo. Orientadores: Dr. Diego Queirolo e Dra. Flávia Tirelli (membros da equipe do projeto)
  • Beatriz Ribeiro de Figueiredo, parceira, defendeu seu mestrado intitulado “Existe diferença entre os chamados de contato do quati (Nasua nasua) no sul de sua distribuição?” em fevereiro de 2022, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), utilizando os dados já triados do presente estudo, juntamente com dados de outro projeto. Orientadora: Dra. Flávia Tirelli (membro da equipe do projeto).
  • Marcelo de Oliveira, parceiro desse projeto, defendeu seu mestrado intitulado “Utilização do espaço e do tempo por cingulados (Mammalia, Xenarthra) da Savana Uruguaia e da Mata Atlântica meridional” em fevereiro de 2022, pela UFRGS, utilizando os dados já triados do presente estudo, juntamente com dados de outro projeto. Orientadora: Dra. Flávia Tirelli (membro da equipe do projeto).
  • Outros dois alunos de mestrado (Jordani Dutra e Mateus Zimmer, membros da equipe desse projeto) continuam trabalhando em projetos com foco em Memphitidae, Mustelidae e Procyonidae, espécies exóticas e outros mamíferos terrestres.

Engajamento da comunidade e do governo

Participamos do Plano de Ação Territorial para a conservação de espécies ameaçadas de extinção da Campanha Sul e Serra do Sudeste – PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste (https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=582998) incluindo uma espécie ameaçada de pequeno felino (Leopardus munoai), Flávia Tirelli é membro do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT).

 

Flávia Tirelli participou de evento on-line promovido pela Prefeitura de Alegrete, RS, onde apresentou sobre o projeto e prefeito, vice-prefeito e secretário de meio ambiente foram os anfitriões  (https://fb.watch/7JSa4PuCg0/).

Educação ambiental

Palestras:

  • Dia do bioma Pampa (https://fb.watch/7JSpTkfN7q/);
  • Live, no Uruguai, sobre o gato palheiro pampeano (https://ladiaria.com.uy/ciencia/articulo/2021/5/nuestro-gato-de-pajonal-esta-en-riesgo-de-extincion/; e https://www.youtube.com/watch?v=JbCtfwpoWzI&t=169s);
  • Fauna ameaçada da Savana Uruguaia (https://www.uniritter.edu.br/noticias/noticias/iv-semana-academica-de-veterinaria-acontece-de-24-a-28-de-maio);

Vídeos já produzidos até o momento:

https://youtu.be/GusG3ZsWb00

https://youtu.be/ZbdXh8g1qhg

https://youtu.be/MtogKtp0w2o

https://youtu.be/jOLmgMLdTXA

https://youtu.be/94o6JtgrG3s

 

Material educativo:

Jogos, desenhos de colorir, máscaras e folders de todas as espécies de pequenos felídeos do Neotropicais com o Geoffroy’s Cat Working Group (GCWG).

Região de atuação

pampa

Equipe responsável

Coordenador do projeto e Responsável técnico (Rufford): Dra. Flávia Tirelli

Coordenadores gerais: Dra. Flávia Tirelli /Dr. Diego Queirolo

Equipe executora:

  • Flavia Pereira Tirelli, PhD.
  • Jordani Dutra
  • Mateus Zimmer
  • Santiago Turcatti
  • Maria João Pereira, PhD.
  • Diego Queirolo, PhD.
  • Eduardo Eizirik, PhD.
  • Tatiane Campos Trigo, PhD.
  • Dênis Sana, MSc.

Parceiros:

  • Felipe Peters
  • Marina Favarini, MSc.
  • Marcelo Oliveira
  • Beatriz Figueiredo
Galeria de imagens

Conheça mais projetos realizados pelo Instituto Pró-Carnívoros