Usina Ambiental

O Projeto Usina Ambiental tem como área de atuação o entorno da Área de Proteção Ambiental Represa Bairro da Usina em Atibaia –SP onde está localizada a sede do CENAP. Esta represa foi construída em 1928 para a geração de energia e chegou a atender durante sua operação, além de Atibaia, as cidades de Jarinu, Bragança Paulista e Bom Jesus dos Perdões. Em janeiro de 1970 encerrou suas atividades, já que a Companhia Energética de São Paulo na época assumiu o sistema de fornecimento de energia da cidade. Devido a sua importância ambiental em 04 de setembro de 1986 criou-se a APA Represa Bairro da Usina instituída pela Lei Estadual 5.280 que engloba uma faixa ao redor do reservatório com o objetivo de proteção da área de mananciais. Embora protegida por lei a região da APA e a área ao seu redor vêm passando por diversos impactos ambientais tais como uso e ocupação desordenada do solo, lixo deixado em lugares inapropriados inclusive no reservatório, turismo realizado de forma predatória e até casos de caça de animais silvestres na região. Neste sentido é fundamental que a comunidade inserida neste contexto possa ter a oportunidade de refletir sobre suas ações bem como pensar em propostas para minimizar os problemas.
A educação ambiental pode possibilitar a interligação e contribuir para a conservação do meio ambiente considerando os aspectos naturais, econômicos, sociais, culturais e históricos. Para tanto serão envolvidos no projeto três grupos: estudantes, moradores e alunos da escola local em atividades específicas divididas em uma metodologia participativa dividida nas seguintes fases:

  1. Realização de parcerias com instituições locais visando fortalecer a proposta;
  2. Capacitação dos Agentes Ambientais;
  3. Intervenção com as crianças;
  4. Intervenção com os adultos;
  5. Avaliação e Divulgação dos Resultados do Projeto;
  6. Treinamento dos educadores.

Como um dos resultados será publicado material paradidático (1000 exemplares) produzido de forma participativa durante a realização das atividades propostas. Espera-se que este projeto possa ser referência para propostas futuras que ampliem a área de atuação.

 

Objetivo principal:

O Projeto Usina Ambiental visa promover a educação ambiental nesta localidade, por meio de atividades desenvolvidas pelo CENAP em pareceria com a FAAT – Faculdades Atibaia, Instituto Pró-Carnívoros e Escola Municipal Educador Paulo Freire.

O principal objetivo é aproximar a comunidade do Bairro da Usina das atividades do mencionado centro de pesquisa e das instituições parceiras, por meio de oficinas participativas a serem desenvolvidas com a população local e seus estudantes.

Região de atuação

mata-atlantica

Equipe responsável

Equipe Executora:

Biólogo Ricardo Boulhosa/Bióloga Juliana Demori Fernandes – Pró-Carnívoros
MSc. Micheli Kowalczuk Machado – FAAT – Faculdades Atibaia
Biólogo Francisco Chen de Araújo – CENAP/ICMBio

 

Estagiários

Andréia Sampaio dos Santos
Cintia Aparecida do Nascimento
Conceição Aparecida Ferreira Egidio
Érica Cristina Cardoso Ribeiro
Mie Kato
Ivanildo Soares da Rocha

Conheça mais projetos realizados pelo Instituto Pró-Carnívoros