A Onça-Parda na Bacia do Rio Tietê

A Onça-Parda na Bacia do Rio Tietê – O Uso de um Predador de Topo de Cadeia como Ferramenta de Conservação da Biodiversidade no Estado de São Paulo.

O Projeto visa obter informações sobre a ecologia da onça-parda em um ambiente altamente fragmentado. Essas informações são cruciais não apenas para subsidiar ações de conservação da espécie, mas servem como base para avaliar a saúde ambiental das áreas sob influência da AES Tietê. As informações coletadas pelo projeto permitirão decisões de manejo da onça-parda (Puma concolor), contribuindo para a conservação da integridade biológica dos fragmentos de vegetação nativa remanescentes no estado de São Paulo.

O Projeto teve início em Novembro de 2013, com o reconhecimento e familiarização com a área de estudo percorrendo estradas, carreadores e trilhas, e realizando entrevistas com a comunidade local sobre avistamentos e a presença de vestígios de onças-pardas. Após esse período, nossa equipe instalou câmeras (armadilhas fotográficas) em locais estratégicos para o levantamento da fauna local. Após 12 meses consecutivos de levantamento fotográfico, o projeto evoluiu para a fase de captura e marcação de onças com rádio colares GPS/Satélite, para estudar os padrões de movimentação e dieta adotados pelos animais.

Estamos a todo vapor… Em breve disponibilizaremos mais informações para consultas mais detalhadas!

Região de atuação

mata-atlantica

Equipe responsável

Coordenador e Responsável Técnico

Dra. Sandra M. C. Cavalcanti

 

Equipe executora

Sandra M. C. Cavalcanti
Ermeson Vilalba
Raphael de Oliveira
Matheus Destro Rosa
Elaine Izabel de Moura

Conheça mais projetos realizados pelo Instituto Pró-Carnívoros