Região de Atuação

Quantificando os impactos da expansão de hidrelétricas e mudanças no uso dos rios sobre a biodiversidade na Amazônia Brasileira


Equipe Responsável


Coordenadores do Projeto:
Darren Norris
James Gibbs

Equipe executora:
Darrren Norris
Fernanda Michalski
Elis Lima Perrone
Érico Emed Kauano

Descrição

Espécies semi-aquáticas são impactadas por hidrelétricas e mudanças no uso dos rios, e para engajar múltiplas partes interessadas (de crianças até proprietários locais e companhias hidrelétricas) os pesquisadores decidiram direcionar os estudos para espécies que utilizam os rios. Dessa forma, espécies como as ariranhas, lontras, e tartarugas de água doce foram escolhidas para atingirmos os objetivos de engajamento com a comunidade, pesquisa e conservação da biodiversidade.

O projeto se desenvolve no Estado do Amapá, no entorno da Floresta Nacional do Amapá (FLONA). A FLONA possui aproximadamente 412,000 ha e abriga uma fauna de vertebrados de médio e grande porte íntegra, incluindo espécies ameaçadas e raras como o cachorro-vinagre.

O projeto utiliza diferentes metodologias para atingir os objetivos, incluindo censo ao longo de rios em barcos motorizados, trabalho com educação ambiental entre outros.



Para maiores informações visite o site do projeto http://