Região de Atuação

Galerias de Imagens

Patrocinadores

A Onça-Parda na Bacia do Rio Tietê


Equipe Responsável


Coordenador e Responsável Técnico
Dra. Sandra M. C. Cavalcanti

Equipe executora
Sandra M. C. Cavalcanti
Ermeson Vilalba
Raphael de Oliveira
Matheus Destro Rosa
Elaine Izabel de Moura

Descrição

A Onça-Parda na Bacia do Rio Tietê – O Uso de um Predador de Topo de Cadeia como Ferramenta de Conservação da Biodiversidade no Estado de São Paulo.

 

O Projeto visa obter informações sobre a ecologia da onça-parda em um ambiente altamente fragmentado. Essas informações são cruciais não apenas para subsidiar ações de conservação da espécie, mas servem como base para avaliar a saúde ambiental das áreas sob influência da AES Tietê. As informações coletadas pelo projeto permitirão decisões de manejo da onça-parda (Puma concolor), contribuindo para a conservação da integridade biológica dos fragmentos de vegetação nativa remanescentes no estado de São Paulo.

O Projeto teve início em Novembro de 2013, com o reconhecimento e familiarização com a área de estudo percorrendo estradas, carreadores e trilhas, e realizando entrevistas com a comunidade local sobre avistamentos e a presença de vestígios de onças-pardas. Após esse período, nossa equipe instalou câmeras (armadilhas fotográficas) em locais estratégicos para o levantamento da fauna local. Após 12 meses consecutivos de levantamento fotográfico, o projeto evoluiu para a fase de captura e marcação de onças com rádio colares GPS/Satélite, para estudar os padrões de movimentação e dieta adotados pelos animais.

Estamos a todo vapor… Em breve disponibilizaremos mais informações para consultas mais detalhadas!