Mamíferos carnívoros do corredor cerrado pantanal: distribuição, ecologia e status de conservação

Estudos que envolvem a implantação de “corredores ecológicos” ou “corredores de biodiversidade” são iniciativas recentes na biologia da conservação, para tentar manter ou restaurar grandes segmentos de vegetação natural, na paisagem, de forma a permitir a movimentação das espécies entre seus extremos. Desta forma se evitaria o isolamento de populações e, conseqüentemente, suas degeneração genética.

A Implantação do Projeto Corredor Cerrado-Pantanal é uma iniciativa da ONG Conservation International (Conservation International), cujo objetivo é o de manter a conservação da biodiversidade através da conectividade entre estes dois ecossistemas. O eixo principal do corredor envolve o entorno do Rio Taquari – MS, cuja nascente se localiza nas proximidades do Parque Nacional das Emas – GO, área núcleo da parte do cerrado, até o interior do Pantanal, a mais de 400 km de distancia.

O estudo dos carnívoros no corredor teve inicio em agosto de 2001 e se encontra na fase de levantamento das espécies e suas principais presas nos maiores remanescentes de vegetação natural. Armadilhas fotográficas (FIGURA 2) e censo de rastros são os principais métodos utilizados nesta fase do estudo. Entre os objetivos a médio e longo prazo estão os de conhecer a distribuição, ecologia e status de conservação da onça-pintada, ariranha, lobo-guará e cachorro-do-mato-vinagre na área do corredor.

Região de atuação

cerrado,pantanal

Equipe responsável

Coordenadores do projeto:

Anah T. A. Jácomo
Leandro Silveira

 

Equipe executora:

Mário Barroso Ramos Neto
Renato Alves
Demerval

Conheça mais projetos realizados pelo Instituto Pró-Carnívoros