Skip to main content

O Programa amigos da onça, coordenado pela bióloga Claudia Bueno de Campos, associada do Instituto Pró-Carnívoros,  tem o prazer de anunciar a captura da primeira onça-pintada (Panthera onca) a ser monitorada via satélite no estado da Bahia.

Este feito está vinculado às atividades do programa de conservação da fauna (Monitoramento das onças-pardas e onças-pintadas), sob responsabilidade da ENEL Green Power do Brasil, que é pioneira entre as empresas de geração de energia renovável, no uso deste método para o monitoramento de grandes predadores.

A equipe executora, realizou uma campanha de 30 dias em agosto, no coração do Boqueirão da Onça, e conseguiu capturar um macho, batizado carinhosamente com o nome de “Rei”, simbolizando o Rei do sertão brasileiro.

Rei une-se a Vitória, a onça-parda capturada em março, para nos mostrar como vivem no Boqueirão da Onça. O objetivo da captura é obter conhecimento sobre os hábitos das onças-pintadas e das onças-pardas na Caatinga, principalmente sobre deslocamentos, que será utilizado pela Enel para o direcionamento das ações de redução dos possíveis impactos sobre as espécies, e pelo Programa Amigo das Onças nas suas ações de conservação.

Agradecimentos:

Apoio técnico do veterinário Jorge Salomão e dos auxiliares de campo Neto e Ismael. Logístico do Prof. Luiz Pereira – Cemafauna Caatinga / Univasf-Petrolina/PE.