Projeto Onça-Pantaneira

Um dos grandes problemas que afetam as pesquisas científicas com onças na região sul do Pantanal do Mato Grosso do Sul é a morte de onças por trabalhadores de fazendas de gado ou por caçadores profissionais. Em sua maioria, as propriedades da região têm grandes rebanhos de gado bovino e sofrem com constantes perdas em virtude dos ataques de onças. Uma forma rápida e de baixo custo para a resolução dos problemas é a eliminação de onças que estejam supostamente envolvidas em casos de predação.

De forma a modificar esta realidade, o projeto irá atuar no monitoramento de onças e registro de ataques ao gado e junto a funcionários e proprietários das fazendas de gado através de ações científicas, educativas e participativas de forma a compreender melhor o problema da predação e integrar o público alvo às atividades de pesquisa com onças desenvolvidas na área de estudo.

O projeto pretende atuar em 24 fazendas do sul do Pantanal, municípios de Miranda e Corumbá, através da coleta de dados científicos acerca da longevidade e padrões de movimentação de onças e predação do gado por onças. Além disto o projeto pretende atuar na transmissão e melhoria de conhecimentos do público alvo (funcionários e proprietários de fazendas de gado) a respeito da função das onças, acerca do problema da predação de gado na região, da ilegalidade da matança de onças, da importância de melhorar o manejo do gado para evitar perdas, e da necessidade de melhoria no registro da mortalidade do rebanho de gado da região. O projeto pretende também capacitar o público alvo, através da transmissão de conhecimentos e doação de equipamentos de coleta de dados para atingir os objetivos propostos.

Este projeto será pioneiro no envolvimento da população da região em um estudo científico e servirá de base para ações regionais e nacionais visando a diminuição dos casos de predação de gado e conseqüentemente de redução da mortalidade de onças abatidas em resposta aos casos de predação de gado.

Região de atuação

pantanal

Equipe responsável

Coordenador do projeto:

Fernando Cesar Cascelli de Azevedo, Ph.D.

Equipe executora:

Fernando Cesar Cascelli de Azevedo, Ph.D. – Biólogo
Henrique Villas Boas Concone, MSc. – Biólogo
Alexandre Martins Costa Lopes – Biólogo
Cynthia Elisa Widmer, MSc. – Médica Veterinária
João Batista Elias da Silva – Mateiro

Conheça mais projetos realizados pelo Instituto Pró-Carnívoros