Ecologia populacional da onça-pintada no pantanal do rio Negro

A onça-pintada é o maior felino das Américas e o maior predador terrestre do Brasil. É uma espécie que ocupa o topo da teia alimentar e sua permanência na natureza depende de extensas áreas com alta qualidade ambiental, tanto de habitat como de presas. Desta forma, a onça-pintada é um dos melhores indicadores naturais de qualidade ambiental que temos. Apesar de sua importância ecológica, há poucos estudos populacionais sobre esta espécie na natureza.

Este estudo teve inicio em dezembro de 2001 e terá duração mínima de cinco anos. Tem como objetivo principal, o monitoramento da população de onças-pintadas na região do Pantanal do Rio Negro. Parâmetros populacionais como reprodução e dispersão serão estudados. A ecologia da onça-pintada e seu impacto de predação sobre rebanhos domésticos também serão avaliados e monitorados.

Na primeira fase do estudo animais serão identificados através de armadilhas fotográficas e medidas de seus rastros. Em inicio de 2003 animais deverão ser capturados e equipados com radio-colares para que seus movimentos possam ser monitorados por radio-telemetria.

Região de atuação

pantanal

Equipe responsável

Coordenador do projeto:

Anah T. A. Jácomo
Leandro Silveira

Conheça mais projetos realizados pelo Instituto Pró-Carnívoros