Quantificando os impactos da expansão de hidrelétricas e mudanças no uso dos rios sobre a biodiversidade na Amazônia Brasileira

Espécies semi-aquáticas são impactadas por hidrelétricas e mudanças no uso dos rios, e para engajar múltiplas partes interessadas (de crianças até proprietários locais e companhias hidrelétricas) os pesquisadores decidiram direcionar os estudos para espécies que utilizam os rios. Dessa forma, espécies como as ariranhas, lontras, e tartarugas de água doce foram escolhidas para atingirmos os objetivos de engajamento com a comunidade, pesquisa e conservação da biodiversidade.

O projeto se desenvolve no Estado do Amapá, no entorno da Floresta Nacional do Amapá (FLONA). A FLONA possui aproximadamente 412,000 ha e abriga uma fauna de vertebrados de médio e grande porte íntegra, incluindo espécies ameaçadas e raras como o cachorro-vinagre.

O projeto utiliza diferentes metodologias para atingir os objetivos, incluindo censo ao longo de rios em barcos motorizados, trabalho com educação ambiental entre outros.

Região de atuação

amazonia

Equipe responsável

Coordenadores do Projeto:

Darren Norris
James Gibbs

 

Equipe executora:

Darrren Norris
Fernanda Michalski
Elis Lima Perrone
Érico Emed Kauano

Conheça mais projetos realizados pelo Instituto Pró-Carnívoros