Skip to main content

 

É com profundo pesar que informamos que Vitória, carinhosamente chamada de Vivi, a onça-parda que estava sendo monitorada desde março de 2017, foi abatida na área que comumente usava.

Suas andanças pelo seu território no Boqueirão da Onça foram interrompidas por uma das duas armadilhas colocadas em seu caminho. Com o nome de aratraca, essas armadilhas são poderosas e não seletivas. Colocadas no solo e cobertas com terra tiraram a vida de um cachorro-do-mato e da Vivi, que teve sua pata dianteira direita dilacerada com a força do impacto. Ferida, arrastou-se poucos metros por dois dias, quando foi encontrada pelo seu executor e recebeu vários tiros em um desfecho final. Não suficiente, ele atirou também no equipamento (colar) que Vivi usava, na tentativa de impedir o envio da informação de sua localização.

Não foi um acidente. Foi intencional.

Vivi foi morta, mas nos deixa informações de sua vida registradas, que estão sendo analisadas e serão utilizadas para a continuidade dos esforços de conservação das duas espécies, as onças-pardas e as onças-pintadas, na Caatinga.

Quantas “Vivis” teremos que perder antes de vermos estes abates serem extremamente reduzidos ou até mesmo deixarem de acontecer?

Quantas onças estão sendo vítimas de armadilhas e da impunidade?
Não sabemos.
Sabemos que o Boqueirão da Onça ficou mais pobre – e mais triste.

Trabalhar com conservação é lidar com desafios, um processo lento, complexo, e muitas vezes triste. Respirar fundo e continuar… esses são os deveres de quem acredita que um dia compensará, não importa a escala.

No nosso caso, nos desdobramos na execução de dois programas para aumentar os esforços de conservação tanto da onça-parda quanto da onça-pintada: o Programa de Conservação da Fauna – Monitoramento das onças-pardas e onças-pintadas, sob responsabilidade da ENEL Green Power do Brasil, que monitorava a Vitória e ainda monitora o Rei (a onça-pintada); e o  Programa Amigos da Onça, do Instituto Pró-Carnívoros, que atua na região desde 2012 para execução de estudos sobre a ecologia, biologia e redução de conflitos entre homens e onças (ambos coordenados pela bióloga Claudia B. de Campos).

Para acessar as fotos da onça-parda Vitória, entrar na página do facebook: Programa Amigos da Onça.

Desculpamo-nos pelas imagens, mas é necessário mostrar a realidade que enfrentamos.