Região de Atuação

Patrocinadores

A onça-pintada e a comunidade de mamíferos do extremo sul da Bahia


Equipe Responsável


EQUIPE RESPONSÁVEL

Coordenador e Responsável Técnico
Marcelo Magioli

Equipe executora
Ronaldo Gonçalves Morato
Veracel Celulose S.A.
Parque Nacional do Pau-Brasil

Descrição


Estudo populacional e conservação de onças-pintadas da porção norte da Mata Atlântica: RPPN Estação Veracel – PARNA do Pau-Brasil

O projeto visa monitorar a onça-pintada (Panthera onca) na RPPN Veracel e PARNA do Pau-Brasil, sul da Bahia, espécie ameaçada no Brasil e que não havia sido registrada a mais de 20 anos na região, voltando a ser registrada em 2016 e 2017. Dentre os principais objetivos do projeto, se destacam a identificação de indivíduos de onça-pintada presentes, a fim de gerar estimativas de densidade para a espécie e subsidiar a captura e monitoramento de indivíduos. Além da onça-pintada, toda a comunidade de mamíferos também está sendo monitorada, visando obter informações sobre a base de presas da onça-pintada, além de ampliar o conhecimento sobre a mastofauna da região, que ainda é pouco estudada.

O projeto teve início em fevereiro de 2018, sendo realizado nesse período o reconhecimento da área por imagens de satélite. Foram então planejados dois grids de armadilhamento fotográfico, um visando o monitoramento da onça-pintada (com 4 km de espaçamento entre as câmeras) e outro para o monitoramento dos demais mamíferos (com espaçamento de 1,4 km entre as câmeras).  No mês de agosto de 2018, foi realizada a 1ª campanha de armadilhamento, sendo instaladas um total de 82 armadilhas fotográficas entre a RPPN Veracel e o PARNA do Pau-Brasil. Foram registradas um total de 28 espécies de mamíferos nessa campanha, incluindo diversas espécies ameaçadas em nível estadual, nacional e internacional. No entanto, a onça-pintada não foi detectada nessa campanha. Estão previstas até o fim do projeto outras 7 campanhas de armadilhamento, ocorrendo entre abril e junho, e entre agosto e outubro, contemplando as estações secas e chuvosas.