A onça-pintada e a comunidade de mamíferos do extremo sul da Bahia

O projeto visa monitorar a presença da onça-pintada (Panthera onca) e a assembleia de mamíferos de médio e grande porte na RPPN Estação Veracel e PARNA do Pau Brasil, localizadas na Mata Atlântica do extremo sul da Bahia. A onça-pintada, espécie ameaçada de extinção regionalmente e no Brasil, não havia sido registrada por mais de 20 anos na região de estudo, reaparecendo na RPPN Estação Veracel entre 2016 e 2017, o que motivou a elaboração desse projeto. Dentre os principais objetivos do projeto, se destacam o monitoramento da presença da onça-pintada nas duas unidades de conservação, e o inventário e monitoramento de toda a assembleia de mamíferos presente nas áreas de estudo, visando obter informações sobre a base de presas da onça-pintada, além de ampliar o conhecimento sobre a mastofauna da região, que ainda é pouco estudada, porém inserida em uma região considerada megadiversa.

O projeto teve início em fevereiro de 2018, sendo realizado nesse período um estudo prévio das áreas de estudo para delinear a melhor forma de execução do armadilhamento fotográfico. De agosto de 2018 a outubro de 2019, foram realizadas três campanhas de armadilhamento fotográfico, sendo instaladas entre 72 e 82 armadilhas fotográficas por campanha entre a RPPN Estação Veracel e o PARNA do Pau Brasil, totalizando ~12000 armadilhas-dia. Foram registradas um total de 30 espécies de mamíferos nessas campanhas, sendo 22 na RPPN Estação Veracel e 28 no PARNA do Pau Brasil, incluindo nove espécies ameaçadas de extinção em nível estadual, oito em nível nacional e quatro em nível internacional, como o gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-do-mato-do-sul (Leopardus guttulus), gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) e a onça-parda (Puma concolor). No entanto, a onça-pintada não foi registrada durante as amostragens.

Em decorrência da pandemia de COVID-19, os campos foram paralisados, com previsão de retomada no segundo semestre de 2021. Portanto, focamos na publicação de parte dos resultados obtidos por esse projeto. Uma delas surgiu a partir do registro da jaritataca (Conepatus semistriatus) no PARNA do Pau Brasil, um registro incomum para a espécie por se tratar de uma área de floresta densa. A partir desse registro, e incorporando outros registros primários da espécie na Bahia, São Paulo e Mato Grosso do sul de parceiros (USP, UESC, ICMBio/CENAP), além de dados compilados da literatura, foi publicado o artigo ‘Flexible habitat use and range extension by the striped hog‑nosed skunk (Conepatus semistriatus) in Brazil’ no periódico internacional Mammalian Biology, que expande a área de ocorrência da espécie no Brasil, além de gerar informações sobre o uso do habitat para a espécie entre nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga (link: https://doi.org/10.1007/s42991-020-00056-4).

Uma segunda publicação foi desenvolvida em decorrência da criação da Rede de Pesquisas de Conservação da Biodiversidade do Corredor Central da Mata Atlântica (REDE CONBIO), fruto da parceria formada entre o Instituto Pró-Carnívoros, ICMBio/CENAP, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), PARNA do Pau Brasil e RPPN Estação Veracel, para discussão e compartilhamento de informações geradas pelo presente projeto. Nesse trabalho foram reunidos dados sobre os mamíferos de médio e grande porte da Mata Atlântica do sul da Bahia (mesorregiões sudeste e extremo sul) proveniente de 42 pesquisadores e consultores de 23 diferentes instituições, incluindo centros de pesquisa governamentais, universidades estaduais e federais, ONGs e empresas privadas. O artigo intitulado ‘The role of protected and unprotected forest remnants for mammal conservation in a megadiverse Neotropical hotspot’ publicado no periódico internacional Biological Conservation, reúne informações sobre a mastofauna de 72 remanescentes florestais (protegidos e não protegidos), apresentando os principais padrões de riqueza, abundância e biomassa das assembleias em uma região prioritária para o desenvolvimento de ações de conservação no Brasil (link: https://doi.org/10.1016/j.biocon.2021.109173).

 

Confira abaixo outras informações do projeto:

 

Região de atuação

mata-atlantica

Equipe responsável

Equipe Executora 

Marcelo Magioli  – (Instituto-Pró-Carnívoros e ICMBio/CENAP)
Ronaldo G. Morato (ICMBio/CENAP)
RPPN Estação Veracel
PARNA do Pau Brasil

 

 

Galeria de imagens

Conheça mais projetos realizados pelo Instituto Pró-Carnívoros