Skip to main content

O Programa Amigos da Onça, coordenado pela pesquisadora Claudia Bueno Campos, associada do  Instituto Pró-Carnívoros tem a imensa felicidade de informar que o PARQUE NACIONAL DO BOQUEIRÃO DA ONÇA, finalmente acaba de ser criado!!! (Decretos nº 9.336 e nº 3.337, de 5 de Abril de 2018).

Depois de 16 anos desde o início da proposta, muitos ajustes foram feitos para criar esta área de proteção que permitirá a conservação de uma das mais importantes áreas do bioma Caatinga, representante de quase tudo o que pode ser encontrado nesta região exclusivamente brasileira. O resultado foi a criação de um mosaico composto por um Parque Nacional (~347.557 ha) e uma Área de Proteção Ambiental (APA) (~505.692 ha).

Com magníficas paisagens compostas por vegetação muitas vezes única, importantes registros arqueológicos e históricos, e uma fauna que desafia o clima semiárido da região, o Boqueirão da Onça é criado em um momento delicado, em que a Caatinga sofre com o desmatamento rápido de suas matas nativas e novos usos do solo.

Por todos estes anos nós acompanhamos de perto todo o processo de criação e nos mantemos à disposição para colaborar com o ICMBIO, responsável pela gestão das UC’S federais no Brasil.

A Caatinga é um patrimônio brasileiro, é sua, é nossa e é única!!!!