O Instituto
Pró-Carnívoros

O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada no Brasil em 1996, está sediada em Atibaia - SP e tem projetos a campo em diversos pontos do país. Clique para saber mais

Novidades por e-mail

Animais


Os mamíferos da Ordem Carnivora são animais que geralmente ocupam o topo da pirâmide alimentar, sendo por isso muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas em que ocorrem. No Brasil temos 27 espécies de carnívoros terrestres, divididos em 5 famílias:


Os predadores são animais que exercem fascínio, sendo freqüentemente utilizados como modelos de força e beleza pelo meio publicitário. No entanto, toda esta beleza plástica não vem sendo suficiente para evitar que quase todas as espécies de mamíferos carnívoros estejam em risco de extinção. A maioria dos felinos ocorrentes no Brasil está na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Eles vêm sendo vítimas constantes de praticamente todas as formas de pressão, como a eliminação sistemática dos animais que estejam causando prejuízos econômicos a produtores rurais, caça furtiva para troféu, caça clandestina para o comércio de peles e o comércio de animais vivos. A destruição dos habitats, no entanto é a maior ameaça a estas espécies. Conheça um pouco sobre as espécies brasileiras.

Taxonomia

Reino: ANIMALIA
Filo: CHORDATA
Classe: MAMMALIA
Ordem: CARNIVORA
Famílias: CANIDAE, FELIDAE, MUSTELIDAE, MEPHITIDAE, PROCYONIDAE

Total: 27 espécies terrestres

Canídeos (CANIDAE)

Felídeos (FELIDAE)

Mustelídeos (MUSTELIDAE)

Procionídeos (PROCYONIDAE)

Mefitídeos (MEPHITIDAE)